Refratários
Cleyde Regina Campos Silva
1
1
Introdução
Denominam-se refratários produtos fabricados com certos materiais, destinados ao
revestimento de fornos e aparelhos industriais que funcionam a temperaturas elevadas e que sejam capazes de resistir às solicitações químicas, térmicas e mecânicas que neles se desenvolvem, por prazos suficientemente longos.
“Material refratário ou produto refratário – são todos aqueles materiais, naturais ou manufaturados, não metálicos (mas não excluindo aqueles que contenham um constituinte metálico), que podem suportar, sem se deformar ou fundir, temperaturas elevadas em condições específicas de emprego; a refratariedade mínima ou cone pirométrico equivalente mínimo para que o material possa ser considerado refratário corresponde ao CO.15 (1435°C)”
(CRUZ, 1977).
Num processo industrial, dificilmente se encontra um efeito isolado de um só fator destrutivo. Não se encontram refratários que possuem propriedades para trabalhar sob a ação de muitas condições agressivas. De acordo com Cruz, 1977 cada tipo de material apresenta propriedades específicas próprias baseadas nas quais, é determinada uma esfera racional do campo de aplicação.
Assim, para se proceder à correta seleção de um material refratário nos diferentes campos, deve-se conhecer de um lado, as suas propriedades mais importantes e de outro as condições de serviço. A constante pesquisa de refratários, sempre de qualidades melhores, propiciou o desenvolvimento das principais indústrias, tais como siderúrgicas, de cimento e vidro, cerâmicas, petroquímicas e outras que, baseadas nas performances dos materiais refratários, puderam aumentar produtividade, melhorar processos, reduzir custos, etc.
Este trabalho apresenta algumas propriedades de materiais cerâmicos de forma generalizada, entretanto a pesquisa foi direcionada com maior ênfase para as considerações sobre “cerâmicas refratárias” (refratários). Descreve os