Reforma Política
O foco do grupo neste trabalho é apresentar através de um olhar jornalístico e claro, a forma como atua o movimento de organização civil denominado MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) no âmbito político-social brasileiro. Nossa pesquisa e aprofundamento no tema vai explorar a questão da importância de termos movimentos como esse em nossa sociedade, pois o MCCE é uma prova de que pode haver mobilização popular que atue em esfera nacional, basta que haja lideranças sérias e comprometidas. Tudo que o movimento já conquistou até hoje é fruto do envolvimento de uma grande força decorrente da união de mais de 50 entidades, do Brasil todo, e que através de intensa militância, ganha cada vez mais força.
Vamos abordar além de uma breve retrospectiva, que contará um pouco de sua história e atividades, o grande propósito que o MCCE tem hoje, que é levar até o Congresso para votação, a proposta de "Coalizão para a reforma política e eleições limpas", que tem sido abertamente discutido na mídia, principalmente durante as eleições desse ano. Pra esclarecer melhor o assunto, traremos uma entrevista com o Diretor Nacional do MCCE, Luciano Caparroz Pereira Santos.
A sociedade brasileira precisa se informar a respeito do que está acontecendo, e nós, futuros jornalistas, devemos por obrigação estar inteirados de tudo.
RELATÓRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS DUAS REPORTAGENS SOBRE O MCCE
Quando foi transmitido ao grupo, em meados da segunda quinzena do mês de setembro de 2014, à respeito do que seria o trabalho acadêmico que definiria a nota da disciplina de Jornalismo Político e Econômico, ministrada pelo decente Luís Henrique Marques, e também a nota das Atividade Práticas Supervisionadas do semestre, nós logo iniciamos uma discussão sobre o que poderíamos abordar, já que deveria ser um tema que abrangesse a disciplina ministrada, e com o foco central em algum movimento de organização da sociedade civil. Como nosso grupo