Reforma Agrária
REFORMA AGRÁRIA
PARANATINGA-MT/2010
NOME
ABÍLIO MORAES RAMOS
REFORMA AGRÁRIA
PARANATINGA-MT/2010
Introdução A realização deste trabalho tem como objetivo mostrar os fatos, ocorrências, conseqüências de um dos temas mais polêmicos do país e do mundo. O objetivo é mostrar claramente, com a melhor das intenções, os fatos e características de tal assunto e tirar o maior proveito deste trabalho, buscando colher mais informações úteis que sejam satisfatórias para que por meio da pesquisa aprofundar os conhecimentos acerca da Reforma Agrária.
Contexto Histórico O conflito de questões agrárias tem influenciado com demasia na sociedade brasileira. Infelizmente ainda há inúmeras pessoas sem nem um pedaço de terra, enquanto outras com tanta e nem conseguem usar-las atingindo a função social destinada a essas terras. Para tanto, seria necessário desapropriar grandes áreas improdutivas, como as existentes em muitas fazendas. As terras desapropriadas seriam subdivididas em lotes e distribuídas entre os agricultores e trabalhadores rurais sem terra, formando os chamados assentamentos rurais. O objetivo da reforma agrária em nosso país é de promover a justiça social e o aumento da produtividade.
A reforma agrária é um tema polêmico, mas que deve ser analisado.
REFORMA AGRÁRIA
Conceito
É o conjunto de medidas que visam a promover a melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de posse ou uso, a fim de atender aos princípios da justiça social e ao aumento da produtividade. Colocando em primeiro plano, a modificação da estrutura fundiária, sendo o fundamento a Justiça Social. Também podemos definir reforma agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. Dentro deste sistema, as famílias que recebem os