ESTUDO DO ENCURVAMENTO EM TUBOS CAPILARES DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO
ESTUDO DO ENCURVAMENTO EM TUBOS CAPILARES DE SISTEMAS DE
REFRIGERAÇÃO
Fernando Martins Pedro fmpedro@gmail.com Resumo. O projeto em questão consiste no estudo dos efeitos do encurvamento de tubos capilares nas características de um sistema de refrigeração. A partir de modelos matemáticos encontrados na literatura e de suas respectivas implementações, deseja-se verificar a validade dos resultados obtidos com um modelo computacional do programa EES variando-se parâmetros tais como dimensões e propriedades do fluido de teste. No atual texto são apresentados levantamentos bibliográficos relativos a: função dos tubos capilares; modelos matemáticos adotados para a representação de tubos capilares; resultados empíricos realizados em tubos capilares encurvados com diferentes fluidos refrigerantes, geometrias e condições de teste. Em seguida são apresentados os resultados obtidos a partir da rotina computacional desenvolvida e é confirmada a aplicabilidade do modelo, tendo-se em conta os limites de utilização.
Palavras chave: tubos capilares, dispositivo de expansão, refrigeração, encurvamento.
1. Introdução
O desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao uso de alternativas para o fluido refrigerante HCFC 22, o qual é gradativamente eliminado conforme exigiu o Protocolo de Montreal de 1987, é cada vez maior. Tal protocolo visava a eliminação de compostos halogenados ligados à redução da camada de ozônio estratosférica, tal qual o refrigerante em questão (Fiorelli, 2000).
As principais alternativas buscadas para a substituição do fluido referem-se à utilização de misturas de fluidos refrigerantes zeotrópicas, como o R-407C, quase azeotrópicas, tal qual o R-410A, ou substâncias puras, como o HFC
134a (Fiorelli, 2000).
Em pequenos sistemas de refrigeração e na refrigeração doméstica (capacidades de refrigeração menores que
10 kW), ou seja, os aparelhos de ar-condicionado comumente utilizados em residências e escritórios, os tubos capilares