Caracterização de materiais.
Introdução à mecânica quântica
Interação dos fótons com a matéria 1-2
Análise térmica (TMA e DSC) 3-8
Análise química Amostragem e Preparação de Amostras para Técnicas Espectroanalíticas 9 Preparo de amostras tecnológicas 10
Química Analítica Aplicada a Análise de Materiais 11
Análise de superfícies 15-18
Microscopia ótica 18-20
Difração de raios-x 20-21
Microscopia de força atômica (AFM) 22-24
Espectroscopia no Infravermelho 24-26
MET 27
MEV 28-29
EDS e WDS 30-31
interações dos fotons com a matéria
Espectroscopia é um termo geral que lida com as interações de vários tipos de radiação com a matéria.
Historicamente, as interações de interesse eram entre a radiação eletromagnética e a matéria, mas a espectroscopia abrangeu-se incluindo as interações entre a matéria e outras formas de energia, como por exemplo, as ondas acústicas e os feixes de partículas, como íons e elétrons.
Os métodos espectroscópicos mais usados são baseados na radiação eletromagnética, cujas formas mais reconhecíveis são a luz visível e o calor radiante; outras formas incluem os raios X e a luz ultravioleta.
Muitas propriedades da radiação eletromagnética são convenientemente descritas por um modelo clássico de onda senoidal, que inclui parâmetros tais quais o comprimento de onda, a frequência, a velocidade e a amplitude. Em contraste com os outros fenômenos ondulatórios, como o som, a radiação eletromagnética não requer um meio para sua transmissão e assim atravessa facilmente o vácuo.
Propriedades gerais da radiação eletromagnética
Muitas propriedades da radiação eletromagnética são convenientemente descritas por um modelo clássico de onda senoidal, que inclui parâmetros tais quais o comprimento de onda, a frequência, a velocidade e a amplitude. Em contraste com os outros fenômenos ondulatórios, como o som, a radiação eletromagnética não requer um meio para sua transmissão e assim