Hidrólise e caracterização de materiais lignocelulósicos
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar os processos envolvidos na separação de materiais lignocelulósicos bem como sua completa caracterização destinada a obtenção de Etanol a partir do bagaço de cana de açúcar, o material foi submetido à hidrolise ácida com 10 mL de H2SO4 em banho termostatizado à 45oC para que houvesse a conversão de celulose em glicose.
Palavras-chave: bagaço, hidrólise.
Abstract
The objective of this study was to evaluate the processes involved in the separation of lignocellulosic materials and their complete characterization aimed at obtaining ethanol from sugar cane bagasse, the material was subjected to acid hydrolysis with 10 mL of H2SO4 at 45 ° C thermostat will so that there was a conversion of cellulose to glucose.
Keywords: bagasse, hydrolysis.
Introdução
Atualmente, o sistema energético global é fortemente dependente dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), cerca de 80% do consumo mundial tem como origem essa fonte. Devido a exaustão gradativa das reservas de combustíveis fósseis e seus efeitos negativos no meio ambiente, levou á uma crescente busca por combustíveis alternativos no Brasil e no mundo 1,2. Neste contexto, se destaca, dentre as demais energias alternativas, a energia advinda de biomassa, devido sua natureza renovável, ampla disponibilidade, biodegradabilidade e baixo custo tona essa energia. A biomassa é uma energia química proveniente das plantas na forma de hidratos de carbono por meio da fotossíntese, sendo utilizada de forma bruta ou através de seus derivados, sendo renovada por meio do ciclo do carbono 2,3 (Figura 1). A biomassa celulóstica é composta, basicamente, por cadeias de celulose (polissacarídeo formado por moléculas de glicose) unidas por ligações de hidrogênio, que são recobertas por hemicelulose (polissacarídeo ramificados) e lignina (redes poliméricas tridimensionais) 2,3. A composição da biomassa vegetal é variável