Energia
Energia Hidráulica
Definição:
- É a energia proveniente do movimento natural da água nos rios e oceanos. No caso dos rios, esta energia também pode estar associada a uma diferença de altura. Nos outros casos, a energia vem somente da velocidade da água.
A Energia Hidráulica (ou Hídrica) é a energia obtida a partir da força de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como nos rios, e pode ser aproveitada por meio de um desnível natural ou uma queda d’água. O elemento fundamental para o processo de geração da Energia Hidráulica é a Usina Hidrelétrica. É lá onde a água é transformada em energia elétrica
Vantagens:
Produção de energia elétrica sem poluição;
Possível regulação do fluxo de inundações de um rio; Retenção de água a nível regional que pode ser utilizada, se potável, para fins variados (turismo, por exemplo).
Desvantagem:
Há impactos geográficos e biológicos na construção de uma barragem, pois este elemento arquitetônico altera a fauna e flora do local onde é construído, a sua paisagem, a sedimentação, entre outros. Devido a este impacto, muitas vezes, a energia hidráulica não é considerada uma energia renovável. Porém é muito mais eficaz em termos de produção de energia e gera menos impactos geográficos do que a Energia Eólica, por exemplo.
Energia fóssil
Combustíveis fósseis (carvão, gás natural e petróleo) são a base das necessidades de energia do mundo moderno. Depósitos de material orgânico, sujeitos a milhões de anos de calor e pressão, eventualmente se tornam fontes naturais de calor e energia. Esses depósitos antigos de energia movem o mundo de hoje e, como consumidores, é importante que entendamos por que e como eles influenciam a sociedade.
Tipos
Carvão Petróleo .
Gás Natural - Encontra-se junto do petróleo, uma vez que o processo de formação de hidrocarbonetos líquidos (petróleo) produz,