Reforma Administrativa
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1) Governo José Sarney (1985-1990)
Introdução
O governo de José Sarney teve seu início um pouco conturbado. Após a Ditadura, foi realizada uma eleição presidencial indireta, ou seja, a escolha do presidente da República coube ao colégio eleitoral formado pelos parlamentares do Senado e Câmara Federal. Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito, derrotando seu oponente Paulo Maluf.
Porém, pouco tempo antes de sua posse, Tancredo Neves é hospitalizado e falece. José Sarney, até então o vice-presidente, assume o governo em Maio.
A eleição repentina de José Sarney gera algumas incertezas e preocupações por políticos da oposição, que temiam uma intervenção militar e consequentemente a ruptura do processo de redemocratização, devido às desconfianças quanto a uma possível participação de Sarney no regime militar.
Os principais fatos marcantes em seu governo foram:
Grave crise econômica, gerada por altos índices inflacionários;
Criação de alguns planos econômicos, cujo principal foi o Plano Cruzado.
Promulgação da Constituição de 1988, que visava redemocratizar o Brasil.
Vale ressaltar que o plano de maior repercussão em seu governo foi o Plano Cruzado, que, procurando conter a inflação determinou: congelamento de todos os preços por um ano; abono salarial de 8% e reajustados após um ano, ou quando a inflação atingisse 20%; extinção da correção monetária e o cruzeiro perdia três zeros e passava ser chamado de cruzado.
O governo do presidente Sarney foi marcado, sobretudo, por duas grandes tarefas que se impunham ao país: reconstruir a democracia e enfrentar a crise inflacionária. Assim, em 1o de fevereiro de 1987 instalava-se a Assembleia Nacional Constituinte, iniciando suas atividades sob a liderança do deputado Ulisses Guimarães. A nova Constituição foi promulgada em 5 de outubro de 1988, tendo sido a mais democrática da