Reflexões sobre a bioetica em- resumo
Com a Filosofia tivemos o nascimento da ética que surge na tentativa de dar uma resposta aos problemas que envolvem o comportamento humano, a ética essencialmente deve ser uma reflexão sobre a ação embasada na realidade da saúde e da ética.
A vida do homem contemporâneo e as questões ligadas às relações sociais dos diversos grupos humanos fizeram nascer na área de saúde a Bioética, que é simplesmente a ética aplicada a saúde. A bioética envolve tanto a relação médico paciente como a pesquisa em seres humanos. A importância da esta na forma inovadora que ela trata essas questões, pois ela consegue ser interdisciplinar, global e sistemática. Entre seus pilares esta a busca de uma maior humanização e ética nas relações sociais e pessoais entre paciente, médico e sociedade, como prefere alguns estudiosos "é a ciência com consciência e ética".
O grande interesse da bioética é em acompanhar os avanços da biotecnologia e suas conseqüências à humanidade, como os riscos e a sua aplicabilidade nos procedimentos na investigação científica. Os mecanismos utilizados precisam ser revistos, pois nem todo desenvolvimento científico é ético. O significado da palavra Bioética é: "bíos" (vida) "éthos" (costume, comportamento, ética), assim em outra palavra bioética é significa ética da vida. Bioética Normativa é compreendida como o conjunto de normas bioéticas, não obstante o reconhecimento de que também detêm natureza jurídica. Para que determinado instrumento normativo seja enquadrado como bioética, dois pressupostos devem estar presentes, um de ordem formal e outro material. No que diz respeito à forma como o instrumento foi produzido, ele deve ter sido fruto de uma produção coletiva dialogada e democrática, não importando, para tanto, se posteriormente houve o acolhimento da proposição normativa por um poder estatal ou organismo internacional.
Experimentação científica com seres humanos trouxe vários avanços para a saúde da humanidade