A importância da contabilidade de custos
INTRODUÇÃO
Atualmente o mercado exige gestores com conhecimento, habilidades e atitudes estratégicas para a rápida tomada de decisão, para gerar resultados positivos.
A Contabilidade de Custos tem a capacidade de gerar e fornecer informações confiáveis sobre as movimentações de produtos e serviços das organizações. Caracteriza-se como um centro de apoio ao planejamento e ao controle das operações e serve como um instrumento de administração.
RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS E SUAS VERTENTES
A Contabilidade de Custos produz informações gerenciais para planejar, controlar e decidir com maior eficiência e eficácia. O produto final consiste em relatórios gerenciais com as informações mais relevantes.
Entre as informações relevantes, podem ser citadas a apuração do custo real de cada produto e serviço, a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio, a margem de segurança operacional, a apuração do preço de venda (orçamento) entre outros.
Os objetivos da Contabilidade de Custos são a determinação da rentabilidade, o controle dos custos das operações de cada atividade e a geração de informações aos diversos níveis gerenciais para atender ao planejamento e a tomada de decisões.
A Contabilidade de Custos utiliza-se de dados internos e externos, monetários e não monetários, quantitativos e qualitativos. A combinação de dados monetários e não monetários dá origem ao que chamamos de índice ou indicadores, que estão se tornando fundamentais para a gestão de qualquer atividade.
Com o tempo, o campo de aplicação da Contabilidade de Custos se ampliará ainda mais, sendo esta utilizada em toda e qualquer empresa que busca ser competitiva no mercado.
As organizações mostram-se cada vez mais interessadas em realmente aprofundar o seu conhecimento na área de custos, bem como saber qual a participação dos custos fixos e variáveis na composição do custo total do produto e do respectivo resultado.
Os custos fixos são