Sistema de gestao de conteudo
Ckemerom Alves Martins Ferreira
Profª.Roselena
Faculdade Metropolitana de Marabá
Engenharia Civil (ENC-22) – Metodologia do Trabalho Acadêmico 04 / 05 / 2012
RESUMO
Este trabalho fala sobre o CMS (Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo). Seu conteúdo foi elaborado com o objetivo de esclarecer suas funcionalidades e benefícios obtidos com o uso de suas ferramentas, que são muito utilizadas na atualidade. Como exemplo de algumas dessas ferramentas, iremos destacar o Joomla e Drupal. Serão abordadas algumas de suas características e funcionalidades para criação e administração de sites, o será bastante válido para o desenvolvimento web.
Palavras-chave: CMS; Joomla; Drupal.
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de integrar ferramentas necessárias para criar, gerir conteúdos em tempo real, sem necessidade de programação de código, foi criado o Sistema de Gestão de Conteúdo (em inglês Content Management Systens - CMS), para estruturar, e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. Sua característica principal é a grande quantidade de funções presentes.
O CMS pode ser considerado como o “um esqueleto” de website pré-programado, com recursos fundamentais de administração e manutenção já prontamente disponíveis. É um sistema que torna capaz a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, por meio de uma interface via internet.
Inicialmente, os Sistemas Gerenciadores de Conteúdo foram desenvolvidos internamente nas empresas, e foram criados porque a forma tradicional de se criar e administrar páginas da internet possuía várias limitações. Um CMS permite a uma empresa total autonomia sobre um determinado conteúdo e a evolução da sua presença na internet, sem a necessidade da assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Cada membro