Reflexão sobre aprendizado
O Projeto Pedagógico da escola deve ser elaborado por toda a comunidade escolar, ouvindo e articulando todos os interessados. Deve inicialmente avaliar onde a escola está inserida, sua dinâmica social e cultura escolar, quais normas e organização serão priorizadas dentro da escola.
A escola deve buscar a autonomia através do Projeto Político Pedagógico, é nele que descreveremos o tipo de escola, métodos e ideologias que vamos seguir.
Hoje temos uma grande parte da comunidade escolar descrente sobre a educação, buscamos formar um cidadão critico e participativo, porém o que vemos é destruição do patrimônio físico e humano dentro das escolas; para mudar esta situação os alunos devem ser responsáveis não apenas por sua aprendizagem de conteúdos, mas também pela organização do prédio escolar. Participando de colegiados para deliberação de atitudes e de Projetos para melhoria do Ensino e da Convivência.
O Projeto Pedagógico deve buscar sanar as dificuldades que a comunidade escolar diagnosticar, descrevendo ações efetivas que melhorem o convívio entre todos e a melhora efetiva do ambiente físico e social.
No livro Maldito profe! Nicolas Revol (2000) relata aspectos do seu cotidiano como professor de uma escola considerada “problemática e violenta”, localizada na periferia de Paris. Acompanhemos alguns trechos da história deste professor ao assumir as aulas nessa escola:
“(...) à primeira vista, [a escola] Eugène-Sue não se parece nada com um estabelecimento degradado. Foi renovado recentemente, com materiais contemporâneos, os espaços são bem luminosos e os revestimentos muito limpos. As oficinas são amplas e bem equipadas. Fico a saber que tenho a sorte de