reflexão - Perturbações da aprendizagem e necessidades educativas especiais
Vivemos num mundo que está sempre a ser alterado, por isso, temos que estar em constantes adaptações. Os professores têm uma importante função no processo de adaptação, estes têm que ter em atenção aspetos, sociológicos, científicos, políticos, económicos, técnicos…
A nossa sociedade tem sofrido grandes alterações que afetam as nossas instituições de ensino. O sistema de uma educação desenhado para a elite foi massificado o que fez com que o número de alunos e professores aumentassem, trazendo assim problemas relacionados com a qualidade. Como adquirir bons resultados na educação nestas circunstâncias é um desafio social que necessita muita criatividade e determinação dos professores. Vivemos numa sociedade multicultural, diversificada e bastante complexa. Dada esta sociedade coloca-se então a questão: Como se pode construir uma pedagogia multicultural e criativa em que não se reproduzam padrões, estereotipais e exclusões?
Considero que a nossa escola não dá condições aos professores para poderem responder a este desafio que não é fácil de se superar, no entanto, defendo que o número de professores que se preocupam com esta questão tem vindo a aumentar, pois a escola deve ser para todos, aberta a todas as crianças e jovens independentemente das dificuldades e diferenças que apresentam, deve ainda ser capaz de reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos seus alunos, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem.
Surge então a necessidade de uma escola inclusiva que se enquadra no princípio de igualdade de oportunidades educativas e sociais a que todos os alunos têm direito de ser incluídos no mesmo tipo de ensino. O reconhecimento das diferenças individuais implica a flexibilização da organização escolar, estratégias,