Reflexão Filme Carne e Osso
Disserte sobre a temática: O mundo do trabalho: inovações tecnológicas e o processo de precarização das relações de trabalho e seus impactos à saúde dos trabalhadores e à produtividade.
O mundo do trabalho passou por grandes mudanças com a chegada da sociedade industrial e consequentemente, determinou novas exigências à qualificação requerida aos trabalhadores. O desenvolvimento tecnológico e científico proporciona às empresas condições favoráveis a partir da automação e flexibilidade do processo produtivo e de trabalho, e no que se refere à gestão de recursos humanos, a flexibilidade ocorre nas relações trabalhistas. Mudanças no mundo do trabalho não resultam apenas da mudança tecnológica, mas de todo um conjunto de medidas políticas e estratégicas desenvolvidas pelas empresas dos diferentes setores produtivos, como forma de fazer frente à competitividade no mercado atual. Os avanços tecnológicos por si sós não determinam as transformações que ocorrem no mundo do trabalho.
No contexto atual em que o trabalho está inserido, os cenários se transformam rapidamente, uma vez que as relações de trabalho são dinâmicas e sofrem influencias que fogem da generalização do comportamento do trabalhador. É preciso estar muito atento para acompanhar o dinamismo dessas mudanças. Em momento de transformação, o desafio de manter-se bem colocado no mercado de trabalho se torna mais complexo, neste contexto, as relações de trabalho tem sido objeto de estudo quanto as suas mudanças, diante das exigências do próprio mercado de trabalho, sob a dinâmica de um mercado altamente competitivo, imprevisível e em constante movimento de modernização.
Todos os dias milhares de pessoas no mundo investem tempo e energia no trabalho ou estão em busca de um novo trabalho, ou do primeiro emprego, por isso o trabalho é um instrumento para a sociedade, e não apenas um meio da própria subsistência. A origem da palavra trabalho vem de “tripalium”, nome de um instrumento