Os Povos T M Caracter Sticas Distintas
GOIÂNIA/GO
DEZ./2014
Análise:
Sangue sobre a Neve acompanha a trajetória do esquimó Inuk, que vive isolado em sua solidão glacial. Ele tem um casal de amigos, mas falta-lhe a esposa para “rir debaixo dos lençóis”. A primeira parte da produção, que lhe toma mais da metade do tempo, é um retrato do mundo dos esquimós, com particular atenção a Inuk. Nesse momento, é documentado seu modo de vida, as relações familiares, a caça; enfim, uma amostra do quanto peculiares e ingênuos eram em comparação ao ser humano chamado de civilizado. O filme tem uma mudança depois da jornada de Inuk e sua recém-constituída família rumo às promessas do homem branco. Os acontecimentos que se seguem a essa sequência são fundamentais para estabelecer o segundo momento da narrativa, quando Inuk é considerado um criminoso em fuga.
Com o avanço da colonização e a partir das viagens do século XVIII, os europeus passaram a manter contato com outros povos e a incluí-los na reflexão sobre a evolução da humanidade. Os primeiros contatos dos inuítes ocorreram durante o século XV, quando estabeleceram relações com tripulantes de barcos de pesca de bacalhau e alguns pescadores de baleias da França. Esta ligação inicial foi de interesse puramente comercial, pois os europeus tinham interesse no comércio de peles praticado pelos inuítes. Desta forma, uma grande parcela dos inuítes deixou de praticar suas atividades de tradição para se dedicarem de forma integral à caça de animais para conseguir suas peles e lucrar com isso.
Os esquimós não formam nem pertencem a alguma nação. Trata-se de um povo solidário, acolhedor e muito pacífico. São nômades por natureza. Sua civilização se baseia na família, patriarcal e poligâmica, na qual o homem tem mais mulheres na medida em que possui mais riquezas. As terras do norte, extremamente frias, não permitem o crescimento de plantas, as únicas coisas que os esquimós podem