Homem sociedade e cultura a guerra do fogo
Hhhh
Homem sociedade e cultura
REFLEXÃO SOBRE O FILME A GUERRA DO FOGO
O período Paleolítidco (também conhecido como Idade da pedra lascada) da pré-história é representado no filme “A guerra do fogo”. O filme se passa há 80.000 anos e, nesta época, as primeiras espécies de hominídeos viviam em cavernas devido às baixas temperaturas decorrentes do período glacial e também para proteção contra ataques de animais selvagens.
A principal característica desse período é a produção e utilização, pela primeira vez, do fogo. E é o fogo o elemento central da história deste filme. O grupo Ivaka, mais desenvolvido, dominava a técnica de fazê-lo, enquanto os demais grupos cultuavam e tratavam-no como objeto sobrenatural, provocando desta forma um intenso conflito para a sua aquisição, devido aos benefícios que esta descoberta proporcionava.
São mostrados no filme quatro diferentes grupos de hominídeos. A primeira tribo, dos Ulam, composta de hominídeos mais primitivos, é surpreendida por um ataque para a obtenção do fogo da tribo dosWagabou (pouco evoluída e quase não se diferencia dos macacos devido aos seus corpos cobertos de pelos e por não possuir expressão de linguagem).
A tribo Ulam sai vencedora, mas, posteriormente tem seu fogo apagado e os personagens de Noah, Gaw e Amoukar saem em uma jornada para conseguir outra chama e realimentar seu fogo perdido.
Durante o percurso, entram em conflito com a tribo antropófagaKzamm ao tentar roubar o fogo deles. Após mais uma batalha vencida pelos Ulam, Naoh conhece Ika, uma mulher que pertence à tribo avançada dos Ivaka e que estava prisioneira da tribo dosKzamm.
Para melhor ilustrar as tribos e suas respectivas características, segue abaixo a tabela 1:
Tabela 1 – Características das tribos observadas Wagabou
Ulam
Kzamm
Ivaka
Alimentação
-
Insetos, animais, ovos e folhas
Carnívoros e canibais
Carnes, frutas, legumes
Vestuário
Andavam nus
Pele de animais
Couro de animal
Pintura corporal e máscara