Cultura e sociedade
CURSO:ENGENHARIA CIVIL
DICIPLINA: CULTURA E SOCIEDADE
PROFESSORA:MARIA DA PENHA
ORIENTAÇÃO:
A) Assistir o filme “A guerra do Fogo” de direção de Jean-Jacques Annaud, de 1981 e responder as questões propostas sobre o filme, relacionando-o ao conteúdo “O Homem e a cultura”.
B) Esta atividade deve ser resolvida “fora da sala de aula” e equivale a 4 horas de Atividade Prática Supervisionada. Pode ser resolvido em grupo de até três alunos. Depois de resolvido, uma via impressa deve ser entregue para a professora no dia 19 de março, com o nome de todos os componentes do grupo, para fins de avaliação. As mesmas respostas devem ser postadas no portal até o dia 22 de março, para apuração de frequência de APS em nome de cada um dos alunos.
Questões
01. Quais características e capacidades vão sendo desenvolvidas que passam a diferenciar cada vez mais seres humanos dos outros animais, sobretudo quanto à sexualidade e a alimentação.
R: Ao longo dos tempos, a necessidade de comunicação, alimentação e autodefesa, vai crescendo, e assim exigindo cada vez mais o raciocínio do homem, para sua melhor sobrevivência, o que é o caso do terceiro grupo que já sabia obter o fogo de outro jeito, além de desenvolverem armas mais eficazes e possuírem uma alimentação bastante diversificada como carne, frutas e folhas. Assim, eles vão aprendendo a lidar com suas sexualidades, seus estímulos e suas necessidades de alimentação, o que os tornam capazes de sempre estarem aprendendo e aperfeiçoando as coisas, fazendo com que se sobressaiam diante dos demais animais.
02. Descreva a diferença entre os três grupos humanos mostrados no filme no que diz respeito a:
a) linguagem;
R: Desde o inicio do filme o primeiro grupo e o segundo se comunicam através de gritos, rugidos e gestos mas já o terceiro grupo possui uma comunicação mais sonora e de maneira mais