Medicina Veterinária
Ultrassonografia
História
A história do ultrassom remonta a 1794, quando Lazzaro Spallanzini demonstrou que os morcegos se orientavam mais pela audição que pela visão para localizar obstáculos e presas. Em 1880 Jacques e Pierre Curie deram uma contribuição valiosa para o estudo do ultrassom, descrevendo as características físicas de alguns cristais.
Um dos pioneiros foi Douglas Howry que, junto com W. Roderic Bliss, construiu o primeiro sistema com objetivo médico durante os anos de 1948/1949, produzindo a primeira imagem seccional em 1950.
Definição
Ultrassom significa a emissão de ondas sonoras de alta frequência, inaudíveis aos ouvidos humanos. A frequência do som audível é entre 20 e 20.000 Hz. Em um ultrassom diagnóstico, um pulso de ondas de ultrassom é dirigido ao interior do corpo e ele atravessa os tecidos até alcançar uma superfície refletora de onde ele é refletido de volta ao transmissor, que age também como receptor.
As frequências de ultrassom diagnóstico variam de 2 a 20 MHz.
A ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem bastante usado na
Medicina Veterinária por fornecer informações em tempo real sobre a arquitetura e características ultrassonográficas dos órgãos, identificando condições fisiológicas dos tecidos bem como condições patológicas, quando realizada de forma dinâmica.
*O sinal de retorno é chamado de eco.
Principais Peculiaridades
-É um método não-invasivo ou minimamente invasivo;
1 www.veterinariandocs.com.br -As imagens seccionais podem ser obtidas em qualquer orientação espacial;
-Não apresenta efeitos nocivos significativos dentro do uso diagnóstico na medicina; -Não utiliza radiação ionizante;
-Possibilita o estudo não-invasivo da hemodinâmica corporal através do efeito
Doppler;
-A aquisição de imagens é realizada praticamente em tempo real, permitindo o estudo do movimento de estruturas corporais.
Física
O