MArx
Um exemplo clássico entre os teóricos do valor-trabalho é de que a razão pela qual um diamante é mais valioso do que um copo de água, pois a em media mais trabalho para a extração do diamante do que para a extração de um copo de água.
2- Valor de uso: é conceituado de acordo com sua utilidade, isto é, a utilidade de um produto que lhe da um valor de uso, porém não surge ao acaso. É determinado pelas qualidades físicas da mercadoria, pode-se dizer que o valor de uso tem uma relação qualitativa.
Valor de uso: é medido pelo tempo de trabalho socialmente necessário para a sua produção, ou seja, o tempo padrão para produzir uma mercadoria. Nos processos de troca de mercadoria, pode-se observar produtos qualitativamente distintos, isto é, produtos com utilidades diferentes sendo trocadas.
3- Trabalho concreto: é o trabalho caracterizado em sua modalidade especifica, ou seja, o sapato é feito por um sapateiro.
Trabalho abstrato: é o trabalho retirado de sua modalidade especifica, isto é, o puro gasto de energia aplicada na produção de um bem. A título de exemplo tem-se a característica da divisão do trabalho.
4- O valor da forca de trabalho é pago a nível de subsistência, ou seja, o trabalhador recebe pelo o dispêndio da sua força de trabalho o montante necessário para que suas necessidades básicas sejam atendidas.
5- Mais valia absoluta: é o prolongamento da jornada de trabalho a fim de se obter maior quantidade de mais-valia.
6- Mais valia relativa: é a jornada de trabalho otimizada, em que há um aumento na produção e a força de trabalho é paga em um menor tempo.