Educação no contexto do trabalho
INTRODUÇÃO:
O trabalho a seguir é baseado No filme “Tempos Modernos” produzido em 1936 por Charles Chaplin, o qual tornou-se um clássico, pelo fato de que mesmo com a passagem do tempo ainda retratar tão bem a nossa atualidade. E o documentário “Carne é Osso” de Cavechini e Carlos Juliano Barros, o qual apresenta a realidade vivida por operários de frigoríficos de aves, bovinos e suínos. Por meio de imagens, filmagens e relatos de pessoas que já trabalharam nos frigoríficos e por motivos de saúde como, problemas musculares, psicológicos e amputação foram afastados. O trabalho apresenta as sinopses do filme e do documentário, fundamentação teórica com embasamento no livro Zanelli (2004), Psicologia, Organização e Trabalho. E uma análise entre o documentário e o filme, enfatizando suas semelhanças. Por fim, uma análise da vida do trabalhador nessas condições e algumas possíveis formas para que ocorra uma melhoria na qualidade de vida e de trabalho desses trabalhadores.
SINOPSES DO FILME E DO DOCUMENTÁRIO: Vocês devem fazer a sinopse do filme e do documentário e não pegar de algum site. Caracteriza plágio.
TEMPOS MODERNOS (Charles Chaplin) Trata-se do último filme mudo de Charles Chaplin, que enfatiza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, mais especificamente a vida diária dentro das grandes fábricas em sua maioria montadoras de carros. Imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=181 A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme nos mostra como