Reflexão do esporte escolar
Introdução
A intenção do autor é levar a reflexão do esporte para o interior da escola, com discussões voltadas a pedagogia escolar que provoque uma mudança no comportamento dos professores e também dos alunos. Há sempre uma comparação muito grande entre o “esporte na escola” do “esporte da escola” que nos deixa claro o quanto ambos se diferem.
Palavra Chave: Educação Física, Escola, Reflexão.
Reflexão do esporte escolar
Atualmente o esporte educacional não é pensado autonomamente, ele hoje é vinculado à educação física, isso se deve ao fato de que o seu ingresso ocorreu devido à inclusão da educação física como disciplina na grade curricular. A escola hoje é entendida como um lugar de transmissão de conhecimentos que são produzidos fora dela, Bracht cita a escola como um “sistema” sem poder, que apenas reproduz ações de um sistema superior, o corpo docente das escolas hoje, não só na educação física, mas como nas demais matérias, é um padrão antigo advindo do militarismo, onde, o professor passa seus ensinamentos e eles devem ser seguidos sem questionamentos, o aluno acaba sendo privado da criatividade e participação ativa das aulas.
No contexto escolar é fundamental que o esporte passe por transformação que para Elenor Kunz (2001, p.85):
Deve haver no mínimo uma transformação didático-pedagógica dos seus elementos básicos – como os movimentos padronizados e as regras preestabelecidas de execução, para poder-se utilizá-lo como conteúdo pedagógico na Educação Física Escolar. Sua importância cultural e social é sem dúvida inquestionável, porém, isto não garante a sua legitimidade no contexto escolar sem profundas transformações. Um dos maiores problemas decorrentes hoje é a desvalorização do esporte nas aulas de Educação Física, a falta de equipamentos e as precárias condições dos locais de aulas praticas acabam comprometendo o processo pedagógico, em vários casos os professores