Reflexão da Prática Pedagogica
O conteúdo didático, ou seja, os meios para a realização do ensino-aprendizagem, não deve ser aplicados como “receitas” mas, que leve em consideração todos os atores envolvidos no processo educativo, professores, alunos e a sociedade (CANDAU, 1983).
O papel do professor não se resume em transmitir apenas o conhecimento, mas criar condições para que aconteça a troca de ensinamentos e aprendizagem entre ele e a turma, criar a curiosidade, também identificar e entender os questionamentos e dificuldades de seus alunos (SAVIANI, 2003).
O filme “entre os muros da escola” retrata atitudes totalmente contrárias às do pensamento citado acima, em que o professor não acredita no potencial dos alunos e tanto a escola como ele, não conseguiram atingir suas finalidades, ou seja, criar o interesse dos alunos em aprender (SAVIANI, 2003). Como consequência, ambos os professores e alunos se tornaram desmotivados e resistentes à criação do conhecimento.
Para realização de um processo ensino aprendizagem de qualidade, a teoria e a pratica precisam “caminhar juntas”, alinhando assim, o domínio da língua ao domínio do processo pedagógico. O professor precisa conhecer os alunos, observar as características de seu ambiente de trabalho e da escola, para se estabelecer uma boa relação entre ele e o educando, e assim ambos não criarem impressões negativas um do outro, do contrário, dificultará a condução do processo ensino aprendizagem. Essa dificuldade na relação entre professor e aluno se mostra evidente no filme “entre os muros da escola”, em que o professor usa de sua autoridade para acuar os estudantes ou qualquer forma de manifestação dos mesmos, essa reação acabou despertando uma relação de antipatia entre eles.
Em relação ao