texto
Colégio Estadual Vasco dos Reis Gonçalves
Aluna: Bárbara frança paiva prof.: Wandré
Introdução
Desde 26 de janeiro de 2011 o país está em guerra civil, o que quer dizer que os próprios sírios estão lutando entre si. Já morreram mais de 70 mil pessoas e um milhão saíram do país, fugindo da guerra.uma parte do povo sírio quer a saída de Bashar AlAssad, um ditador que comanda o país desde 2000, ou seja, há mais de 13 anos. Ele recebeu o cargo de seu pai, que ficou no poder por mais de 30 anos.
Isso aconteceu por causa da chamada Primavera Árabe, que começou no final de 2010, quando o ditador da Tunísia foi derrubado e incentivou vários outros países a fazer o mesmo como, por exemplo, o Egito.
Guerra civil na Síria
Entender a guerra civil na Síria não é coisa fácil. O que começou como mais uma onda de protestos da Primavera Árabe se transformou em um conflito complexo. Se lá no começo de 2011eram poucos grupos de oposição protestando contra o regime de Bashar al-Assad, agora são vários os atores envolvidos diretamente nos confrontos que já deixaram mais de 110 mil mortos.
Influenciados pela chamada , as primeiras grandes manifestações anti-governo na
Síria começaram entre janeiro e março de 2011, acontecendo principalmente nas cidades de damasco sul de dará este onde seriam registados os primeiros confrontos violentos entre forças de segurança do país e manifestantes 127 protestos contra o regime de
Bashar al-Assad se intensificaram em abril, forçando as autoridades sírias a enviar tropas do Exército e outras forças de segurança para as ruas do país. Água e eletricidade se tornaram escassas nas cidades sitiadas como daraa as forças do governo supostamente confiscavam os suprimentos da população128a situação similar foi relatada na cidade de .
129 maio, o Exército Sírio também iniciou o cerco as cidades de Baniyas, Hama, ,
Lataquia , além de vários distritos de Damasco e dezenas de outras cidades pelo país que