Reflexão Crítica
Educação e Formação de Adultos
Formadora: XPTO
Nível Secundário
2014
Reflexão Crítica – Como fazer?!
Refletir criticamente é posicionar-se a respeito de um conjunto de conhecimentos previamente adquiridos, ou seja, é pensar no que aprenderam e em como aprenderam (pensar criticamente sobre o trabalho realizado e sobre a experiência de aprendizagem).
A reflexão deve iniciar-se por um parágrafo introdutório, seguido do desenvolvimento e terminando com um parágrafo conclusivo.
Estrutura
Introdução
- Identificar a (s) UFCD (s), a data de início e final da mesma e o nome do formador
- Indicar o (s) objetivo (s) da UFCD
Exemplos:
1. A UFCD CT10 – Gestão de Equipas que iniciou a 10 de Setembro e terminou a 23 de Outubro de 2013, teve a duração de 50h e foi lecionada pela formadora XPTO. Os seus objetivos foram….
2. No âmbito da UFCD CT10 – Gestão de Equipas que iniciou a 10 de Setembro e terminou a 23 de Outubro de 2013, com a duração de 50h, a formadora XPTO solicitou a elaboração de uma reflexão crítica sobre os conteúdos lecionados. Os objetivos a atingir foram….
3. Na UFCD CT10 – Gestão de Equipas que iniciou a 10 de Setembro e terminou a 23 de Outubro de 2013, com a duração de 50h, a formadora XPTO apresentou como objetivos a atingir a capacidade de…
Desenvolvimento
- Indicar as temáticas e os conteúdos lecionados mais importantes, sem explicação exaustiva da matéria dada, explicitando se esses conhecimentos adquiridos possibilitam ou não mudanças no desenvolvimento profissional futuro, ou seja, fazer ligações entre o aprendido e como se pode colocar em prática na vida profissional e pessoal
- Referir as atividades e/ou os trabalhos desenvolvidos na (s) UFCD (s) e explicitar a pertinência dos mesmos para a aprendizagem (pessoal e profissional)
- Referir competências adquiridas ao longo da vida e na formação e como as mesmas se interligam, como se aplicam no quotidiano e com que resultados
Conclusão
- Identificar e