Reflexão crítica
Teresa Alexandra Dias
O que me levou a inscrever na acção Episódios da História da Matemática na Antiga Grécia: Trissecção do Ângulo e Duplicação do Cubo, na modalidade do círculo de estudos, foi a necessidade de obtenção de créditos, o gosto pela história da matemática e a curiosidade em participar na formação on-line.
Começo por elogiar a boa orientação e o eficiente empenho do formador no decorrer desta acção, que permitiu a concretização dos objectivos deste círculo de estudos.
Há já bastante tempo que tinha curiosidade em participar em formação on-line, as expectativas eram algumas e a ignorância acerca do seu funcionamento era óbvia. Neste momento, posso constatar que me familiarizei e "simpatizei" com este tipo de formação. Este círculo de estudos consolidou a capacidade de espírito de grupo, de interagir socialmente e de aceder a novos horizontes quer a nível de novas tecnologias, quer a nível de conhecimentos sobre a história da matemática. Além disso, com a publicação on-line dos trabalhos individuais fomentou-se o espírito de pesquisa e a partilha colectiva de conhecimentos e de experiências, que do meu ponto de vista são muito gratificantes.
As minhas expectativas relativamente ao tema desta acção foram largamente superadas. A história da matemática, que por vezes parece não se inserir nas práticas pedagógicas, pode ser agregada ao ensino da matemática desde que o professor crie com esta uma certa empatia. Eu sempre gostei de levar para a sala de aula um pouco da história da matemática acerca dos conteúdos que leccionava, no entanto, nem sempre o fazia, ou porque não havia tempo ou porque "não tinha acesso" à história da matemática subjacente. Neste momento estou mais motivada, sensibilizada e apta a intensificar a ligação entre a história e o ensino da matemática, na sala de aula.
Quanto à minha participação neste círculo de estudos penso que foi satisfatória. Estive presente em todas as sessões e participei na discussão dos