Competividade Organizacional
Matriz SWOT A matriz SWOT é uma importante ferramenta para planejamento estratégico dentro das organizações , e serve para auxiliar no estado que se encontra a mesma, assim podendo ter uma maior noção dos pontos fortes e fracos.
A Expressão SWOT significa uma sigla do idioma inglês (FOFA), Forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) e é dividida e se define da seguinte forma:
Forças e fraquezas: Se referem aos pontos fortes e fracos de uma organização, onde deve se identificar dentro do ambiente interno variáveis como: inovação tecnológica, cobertura geográfica, fluxo de caixa, estabilidade financeira, instalações, força de trabalho, produtividade, entre outras. Após essa identificação o próximo passo é criar uma escala de acordo com a importância dentre os objetivos da organização.
Ameaças e oportunidades: Se referem aos pontos externos a organização, ou seja, tudo que está fora ao controle da empresa, mas que, de forma indireta, interferem no resultado. As fontes para esta análise serão tiradas da grande imprensa, dos órgãos governamentais, dos indicadores financeiros, das organizações similares e das revistas e associações especializadas no seu campo de atuação.
Analise o cenário encontrado
A análise Swot faz com que possamos ter uma clareza do negocio, possibilitando identificar quais pontos fortes devemos aprofundar-mos mais dentro de toda gestão empresarial. Essa ferramenta ajuda a determinar à posição atual da empresa e antecipar o futuro, visando as oportunidades e previnindo as ameaças.
Cinco Forças de Porter
*Serve para posicionar a empresa no seu segmento ( Forças que dirigem a concorrência)
Essas cinco forças permitem analisar o grau de atratividade de um setor da economia. Ele identifica os fatores que afetam a competitividade, e identifica ações e estratégias futuras para se obter vantagem no mercado, dentre os quais uma das forças