Reflexão Comentada Havaianas
Com sua historia iniciando 1907 com o nome de alpargatas é construída a primeira fábrica de calçados da empresa Alpargatas, que muda seu nome para São Paulo Alpargatas S/A no meado dos anos 40. Em 62 é lançada as havaianas, cuja inspiração veio dos calçados japoneses. Em 68 é alterado o logotipo.
Nos anos 70, a fim de diferenciar o produto dos similares que estavam surgindo, é feito um comercial estrelado por Chico Anísio, onde surgiu o termo “As Legitimas”, destacando que mesmo com um preço mais elevado que as outras que estavam no mercado, somente as havaianas legitimas tinham a durabilidade longa.
Até então o consumo era somente pelo público baixa renda, não possibilitando o aumento do preço do produto, impedindo o crescimento da marca, que estava no meio de uma crise.
Numa grande jogada de marketing, eles começam a fabricar as Havaianas TOP, com o diferencial da criação das sandálias de diversas cores, para atingir um público maior, de todas as classes sociais, levando então o produto a ser reconhecido como acessório da moda, utilizado por famosos, aumento a visibilidade e consequentemente as vendas e os preços. Ainda nessa pegada de reconhecimento da marca, é lançado uma propaganda com a Malu Mader, para deixar claro que até os famosos se rederam aos encantos e conforto das havaianas.
Aproveitando a época da Copa do Mundo de 98, a marca lança uma coleção inspirada na bandeira do Brasil.
Em crescimento e sendo cada vez mais reconhecida, eles ampliam as exportações para Europa, Estados Unidos, Austrália, o que leva o produto a ser comparado com o Boeing e ao fusca, que se reinventou e atingiu um desenvolvimento surpreendente.
O que levou a uma sandália sair do nível de classe baixa, para os topos da moda, foi a visão do Marketing, que lançava coleções novas, sempre tendo em vista as preferências e totalmente ligado com a moda mundial, tanto que a marca hoje é reconhecida como sendo a marca de quem ama o Brasil.