Reflexoes sobre alfabetização
DIRCKSEN, Marisa Celita Bertaiolli. Estimulação da consciência fonológica em sala de aula. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Florianópolis, 2009. RESUMO
A consciência fonológica é a capacidade de compreender a estrutura da língua e operar mentalmente com os sons que compõe a linguagem verbal, manifestando-se através de diversas habilidades fonológicas. Neste trabalho foi investigado se a estimulação da consciência fonológica em sala de aula, realizada de forma direta, simples e de fácil aplicação melhora o desempenho das crianças na leitura e na escrita, refletindo-se no processo de alfabetização. Este processo, dado o papel que representa frente à autonomia do sujeito que vive numa sociedade letrada e tecnológica, necessita ser cercado de estratégias que garantam o sucesso de sua aprendizagem. A metodologia empregada, baseada em Alvarez, Capovilla e Pinheiro, e teve enfoque quantitativo e qualitativo. Participaram vinte e duas crianças, na faixa etária de sete a oito anos, alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental de escola particular de Florianópolis - SC. A análise dos dados encontrados demonstrou que ocorreu ganho significativo em relação ao desempenho da consciência fonológica, leitura e escrita nas crianças do segundo ano. Os resultados confirmam as pesquisas já realizadas sobre o tema, reforçando a importância de utilizar estes procedimentos em sala de aula, principalmente no período de alfabetização.
Palavras-chave: Consciência fonológica.Leitura .Escrita. Intervenção .
1
ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM SALA DE AULA Marisa Celita Bertaiolli Dircksen1
1. INTRODUÇÃO
Durante a realização das etapas do Estágio Supervisionado da UNOPAR para o curso de Pedagogia, a autora procurou fazer observações a respeito de como a prática de alfabetizar era desenvolvida na escola.