Reflexao sobre documentario estamira
Estamira representa o lado sombrio de uma sociedade pobre de afeto. Seu delírio não é apenas fruto de uma história individual, ela faz parte dos esquecidos do mundo, vive à custa dos restos de uma civilização, que deles nada quer saber.
A denúncia de Estamira nos obriga a questionar posições consolidadas, e faz as pessoas viverem na ilusão e acreditar em coisas que não existem. Ela é tida como louca, mas conhece a realidade perfeitamente pela classe dominante, que só quer comprar dos indivíduos em quanto possibilitados sua força de trabalho.
A loucura e miséria em que vive é fruto da questão social, e das desigualdades sociais, as políticas públicas implementadas pelo estado ajuda, não posso dizer que não ameniza as expressões da questão social que ameniza, mas, é uma ação conservadora, pois não resolvem os problemas sociais e nem todos tem acesso a esses benefícios.
A invisibilidade é uma das formas de exclusão mais sutis e perversas na sociedade contemporânea, para uma sociedade que só vê o quer enxergar. Sabemos que existem muitas pessoas que vivem de lixões, porém como não faz parte do nosso cotidiano, é como se não existisse.
Historias como essas nos fazem pensar quantas pessoas não tiveram uma oportunidade em sua vida e muitos tiveram e não souberam aproveitar, e nos faz pensar como pessoas que vivem em meio ao lixo tenham tanto conhecimento, e pelo simples fato de esta ali, são descriminados pelo resto da sociedade.
Tenho um lar, um trabalho digno e condições para estudar, mas quantas e quantas pessoas não têm nem o que comer e onde dormir, são essas oportunidades que toda a sociedade tem que ter, direito a moradia, saúde e educação, são os princípios básicos para uma sociedade se