Estamira
PSICOPATOLOGIA I
CURSO DE PSICOLOGIA
LETÍCIA GOMES DE ANDRADE
PRISCILA REGINA ALENCAR
ROBERTA RAÍZA FEITOSA DE PONTES
PRODUÇÃO CRÍTICA
ESTAMIRA
DESTACANDO OS ASPECTOS BIO-PSICO-SOCIAIS
Recife, 2013
Estamira é um documentário que nos induz a uma reflexão sobre as condições de desigualdades existentes em nossa sociedade e sobre as ideias de loucura e miséria presentes em nossa realidade.
Uma senhora que tem uma visão lúcida da realidade, apesar de ter distúrbios mentais, este documentário retrata questões de nosso cotidiano, tais como, religiosas e sociais (questões essas que nos questionamos diariamente).
Relatando também acontecimentos marcantes na vida dela, que grande parte deles, nos explicam por tais situações já vividas por ela, entendendo assim o porquê do estado mental dela. Situações essas como: maus tratos, estupro, traição, a levando para momentos de delírios, como por exemplo, o significado que Deus tinha para ela, e após o distúrbio passa a renegar a Deus. Podemos observar assim, que essa negação, deu-se por ela sentir que esses acontecimentos poderiam ter sidos evitados por ele (Deus) e mesmo assim não foram evitados.
Após tantos transtornos, Estamira passou a ter alucinações, como se em busca de esquecer o que viveu no passado, ela afirma sempre, sobre ter uma missão, que é revelar a verdade ao mundo e que para ela “Estamira” está em todo lugar, relatando bem as condições precárias em que vivem todos que residem no lixão, creditando que a sociedade é desigual, defendendo que a sociedade deveria ser igual.
Estamira vem a ser também uma lição de vida, porque tudo que ela passou, a miséria, a loucura foi fruto de questão social. Realmente Estamira foi uma mulher brilhante, e como disse a mesma: “Sou louca, sou doida, sou maluca, sou azuada”. Sou essas quatro coisas. Porém lúcida e ciente sentimentalmente.
Para ela “Estamira” está em todo