Conceito fluxograma
O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e a setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. Objetivo
A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.
>Padronizar a representação dos métodos e processos administrativos;
>Rapidez na descrição dos métodos administrativos;
>Facilita a leitura e o entendimento;
>Maior flexibilidade na tomada de decisão. Vantagens do Fluxogramas: a) Permite verificar como funcionam todos os componentes de um sistema; b) Entendimento simples e objetivo; c) Facilita a localização das deficiências no sistema; d) Aplica-se a qualquer sistema, desde o mais simples até o mais complexo;
Facilita o entendimento de alterações no sistema. Análise pelo fluxograma * O que é feito? Para que serve essa fase? * Por que essa fase é necessária? * Onde essa fase deve ser feita? * Quando essa fase deve ser feita? * Quem deve executar a fase? * Há alguém mais bem qualificado para executá-la? * Como a fase está sendo executada?
Fluxograma Vertical * Também chamado de: * Folha de Análise * Folha de Simplificação do Trabalho * Diagrama de Processo * Facilita o entendimento * Mais utilizado em levantamentos de processos * Dificuldade em identificar fluxos alternativos (outra cor) * Pode apresentar colunas extras com informações adicionais (distância, tempo decorrido, etc.)
O fluxograma vertical/horizontal conta