PDCA e Fluxograma certo
Conceito PDCA
PDCA é uma das primeiras ferramentas de gestão da qualidade. Foi criado na década de
20 por Walter Shewart, mas foi William Edward
Deming que disseminou seu uso no mundo todo, por isso, a partir da década de 50 ficou conhecido como “Ciclo Deming”.
PDCA é um método amplamente aplicado no controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias.
Pois quando há um planejamento do processo produtivo um treinamento eficaz dos envolvidos, uma verificação dos resultados alcançados, uma realização das ações corretivas ou das falhas encontradas, teremos ai a gestão da qualidade
PDCA.
Antecedente do PDCA
A origem se deu a partir do ciclo de Shewhart,
Engenheiro americano e que foi o instrutor do controle estatístico para o controle de qualidade.
A inspiração para criação do PDCA foi atribuída por Shewhart e Deming aos americanos
Clarence Irving Lewis (1883-1964) e John
Dewey (1859-1952), dos fundadores da escola filosófica do pragmatismo. A idéia de um “ciclo” foi desenvolvidos por Dewey ao imaginar como funciona a relação entre ação humana e o domínio social ao qual pertence.
A partir do pragmatismo o PDCA se tornou, um modelo voltado fundamentalmente para a ação prática é geração de benefícios para o homem e a sociedade.
Historia do PDCA
Desde os primeiros anos do século passado, as organizações industriais já conheciam os três processos da produção em massa: especificação, produção e inspeção. Esses processos encadeiam numa seqüência linear simples, aberta e representavam a estrutura de funcionamento das indústrias daquela época.
Figura 1: Conceito de controle de Taylor e os três processos de produção em massa. Fonte –
Moen e Norman (2007)
Um pouco adiante, no final da década de 30, o norte americano Walter A. Shewhart, propõe o modelo de produção visto como um sistema, que representa os mesmos passos, porém de forma cíclica (figura 2). Essa