Trabalho Estamira
Núcleo de Psicologia
Catarina Teixeira
Trabalho do documentário “Estamira” e a relação da alteração de suas funções Psíquicas.
Belo Horizonte 2014
Catarina Teixeira
Trabalho do documentário “Estamira” e a relação da alteração de suas funções Psíquicas.
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade do Centro Universitário Newton Paiva, com a finalidade de conhecer e descrever sobre as alterações das funções psíquicas no caso clínico Estamira.
Área de concentração: Psicopatologia Fenomenológica.
Professor Orientador: Danielle Curi
Belo Horizonte
2014
Caso Clínico Estamira.
O presente trabalho visa à compreensão do que vem a ser as disfunções nas funções psíquicas: Juízo de realidade, Senso percepção e Linguagem tendo como referência a teoria da psicopatologia fenomenológica e como objeto de reflexão o filme de Marcos Prado intitulado Estamira.
O filme além de denunciar a lógica capitalista e apresentar a personagem em seu mundo solitário, também produz um mal-estar no espectador à medida que o implica, fazendo-o perceber, pensar e sentir o quanto próximo deste personagem nos encontramos.
Estamira está exposta na tela, na miséria, na dor, na negligência, na violência, no abuso sexual, e revela o quanto o poder de narrar e expressar um sofrimento faz a vida resistir, mesmo no meio dos escombros e dos detritos. Através de um novo sistema de referências ela busca uma reconstrução, ela faz parte dos esquecidos do mundo, vive às custas dos restos de uma civilização, que deles nada querem saber. Através da loucura ela legitima sua existência e com uma lógica peculiar constrói um sistema de significações, tais quando profere: “aquele que revelou o homem com o único condicional”, “estou com controle remoto” ou “não existe inocente, só esperto ao contrário”. Estamira se situa no mundo, reconstruindo seu ao se modo subjetivo.
Estamira lê seu diagnóstico pausadamente, com um misto de