Refletindo a gestao democratica no serviço publico
ELBA MARTINS DE SOUZA SILVA
REFLETINDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
DIAMANTINA
2009
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
ELBA MARTINS DE SOUZA SILVA
REFLETINDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas.
DIAMANTINA
2009
2
REFLETINDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Elba Martins de Souza Silva1
RESUMO
O objetivo central deste estudo, foi refletir sobre a importância da construção de um perfil profissional para a consciência e prática democrática na gestão pública. Sabendo-se que, o evento da globalização demandou uma intensa competitividade de mercados e também de prestação de serviços, e que, as empresas públicas ou privadas, instalaram um processo de lutas para se adaptarem à modernização, questiona-se: _Que habilidades compõem um perfil de gestor democrático no serviço público? Para responder a esta questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica através da leitura de obras de autores especializados no assunto, artigos on line e apostila do curso. Os resultados indicaram que essas habilidades estão inseridas nas dimensões conceitual, técnica e humana.
Palavras-chave: gestão, democracia, serviço, público.
Introdução Os novos tempos trazem em seu contexto palavras que se tornaram parte de uma ordem mundial, a saber: globalização, modernização, conhecimento, competitividade, gestão, informação, competências, ética, dialética, capital humano, habilidades, dentre várias outras de igual importância para o setor administrativo. Mesmo não tendo o lucro como meta, a administração pública também demanda modernização e todas as palavras de ordem citadas, processo esse – vem sendo configurado no