Manifesta Es Populares
GESTÃO PUBLICA A sociedade exige transformações, que há décadas os políticos não reagem e não apresentam mudanças para o nosso Brasil. Segundo Dutra a insatisfação da população levou a uma série de manifestações no 1º semestre de 2013 o que levou o governo a tentar reagir, respondendo às manifestações com serviços de eficácia e resultados.
A formação histórica da formação do Governo brasileiro, especialmente no que refere à administração pública nos levou a uma situação de inoperância dos serviços públicos. A população se encontra em uma situação de total insatisfação com essa situação (DUTRA, 2013). Pois a transparência na justiça brasileira é clara, porque o abuso de autoridade de corruptos esta a todo vapor. É visível a insatisfação da população com a falta de honestidade, com a falta de bons hospitais, de boas escolas, de transporte publico de qualidade, de asfalto e a falta de ética.
É óbvio que essas atribuições, ou melhor, obrigações, não só as dos governos municipais, mas de todas as esferas, conflitam diretamente com a cultura “patrimonialista” e “concessionária” que se estabeleceu na gestão pública brasileira (DUTRA, 2013). Os governantes recebem salario de pais civilizado e eles nos retribuem muito pouco em troca.
A falta de consistência ideológica e política da maioria dos partidos políticos, notadamente daqueles com mais força eleitorais, impedindo a diferenciação de programas, projetos, posturas éticas. Identificados como semelhantes na gestão de governos, dos gastos públicos e no descaso com as necessidades fundamentais dos cidadãos (FERNANDES, 2013). È uma vergonha o salario dos professores para um país com a sexta economia no mundo.
No caso específico do Brasil, os governos, por interesses próprios, particulares e conjunturais, forjaram uma administração de características fortemente “clientelista” e “concessionária” nos levou a uma condição em que a gestão da coisa pública está focada em tudo, menos