Reflectir sobre a religião
550 palavras
3 páginas
A religião é objecto de estudo de diferentes disciplinas. O estudo filosófico da religião caracteriza-se por se ocupar da avaliação crítica das afirmações e práticas religiosas. Saber se há bons argumentos a favor da existência de Deus (ou contra), por exemplo, é um dos temas centrais da filosofia da religião. Outros temas incluem a análise da experiência mística, a relação entre a razão e a fé, a compatibilidade entre a existência do deus teísta e o mal (moral e natural) que existe aparentemente no mundo, a compatibilidade entre a presciência de Deus e o livre-arbítrio humano, etc. Infelizmente, muitas pessoas pensam que a filosofia da religião é coisa do passado e que qualquer discussão nesta área tem o propósito meramente escolar de "treinar o raciocínio". Isto é falso e este é um dos muitos livros sobre filosofia da religião que poderá ajudar a curar a ignorância que infelizmente grassa entre nós. O próprio autor começa por declarar que "durante a segunda metade do séc. XX, a filosofia da religião viu um crescimento sem precedentes — tanto em termos do número de filósofos que se dedicam a esta disciplina, como em termos de novos desenvolvimentos no seio da filosofia da religião" (pág. 11).
Rowe é um dos mais destacados especialistas nesta área da filosofia. Professor na Universidade de Purdue (EUA), é autor de Can God Be Free? (2004) e de The Cosmological Argument (1998), entre outros livros, organizou a antologia God and the Problem of Evil (2001), na prestigiada colecção Blackwell Readings in Philosophy, e é autor de vários artigos de filosofia da religião publicados nas revistas da especialidade.
Precisamente porque esta introdução está firmemente ancorada na discussão contemporânea, apresenta e discute algumas das ideias clássicas da área. Por isso, quem pensa que a filosofia contemporânea ignora a sua história fará bem em ler esta introdução. Com treze capítulos, o autor dedica os primeiros cinco à discussão dos atributos do Deus teísta e aos três