ética
“Nenhum homem é uma ilha” (Thomas Morus)
Com esta frase, podemos concluir que o ser humano precisa de viver em comunidade para se realizar enquanto ser moral e ético. No entanto a partir de certas escolhas, pensamentos, decisões que o individuo faça, vão surgindo certos problemas na vida em sociedade.
Como definimos a ética?
Podemos definir a ética como um ponto de equilíbrio onde ajuda a melhorar o ambiente comunitário de modo a torna-lo mais civilizado e saudável, podendo viver em harmonia.
É digamos uma reflexão critica sobre a moralidade, puramente teórica, visto que é um conjunto de princípios e disposições voltadas para a acção, no qual o objectivo essencial é demarcar as acções humanas, tentando alcançar uma fórmula única do pensamento correto.
A relação entre ética e moral
A ética procura colocar as crenças morais e as praticas sociais sob o manto de um conjunto unificado e coerente de linhas de orientação e de conceitos, por conseguinte: a moralidade consiste no que a pessoa deve fazer tendo em vista cumprir as normais de comportamento presentes na sociedade.
A teoria ética consiste nas razões filosóficas que sustentam ou contestam a moralidade estipulada pela sociedade.
Ética e o mercado de trabalho
“Ser ético não é uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência” (Matos)
O trabalho é fundamental na vida do ser humano, pois, é através dele que este determina o seu status, realizando-se profissional e pessoalmente.
Dentro de uma empresa, ser ético é essencial. Quer da parte da administração , dando incentivo moral e salarial, quer da parte do funcionário, desempenhando a sua actividade com esmero e dedicação. Ambas as partes têm que trabalhar para o mesmo objectivo e com isto alimentar um relacionamento de confiança entre toda a equipa.
Dicas para trabalhar com ética (as mais importantes)
Ser honesto em qualquer situação.
Ser humilde, tolerante e flexível.
Não ser ganancioso.
Ser