Trabalho de Sociologia 2
Fenómeno observado
Este trabalho tem como objectivo observar um fenómeno que é comum na nossa vida quotidiana e interpretá-lo de acordo com a perspectiva sociológica. O que observamos foi o comportamento das claques de futebol, um fenómeno que estamos habituados a observar tanto nos próprios estádios, nos jogos transmitidos pela televisão, como também pelos meios de comunicação que transmitem notícias acerca deste assunto quando os comportamentos são mais graves do que o normal. Uma vez que nos habituamos a ver esta realidade, ela já nos é comum, e só aplicamos a nossa maneira de pensar e ver sobre os seus comportamentos e não nos preocupamos em saber qual a verdadeira intenção das suas acções e porque as fazem. Neste trabalho vamos observar o comportamento das claques das equipas do escalão inter-freguesias do Norte, Aguçadora e Aver-o-mar, freguesias do litoral do concelho da Póvoa de Varzim, e perceber os seus comportamentos com o olhar sociológico.
Análise objectiva do comportamento das claques
As claques colocaram-se na bancada separadas uma da outra, e a poucos minutos do jogo a plateia estava exaltada e já se ouviam gritos de apoio aos jogadores por parte das duas claques.
As claques elogiavam os jogadores da sua equipa e insultavam os jogadores da equipa adversária, assim como os árbitros, principalmente quando estes cometiam erros na atribuição das faltas e cartões, ou até mesmo quando não cometiam erros e atribuiam correctamente. Além das palavras que as claques dirigiam aos jogadores e ao árbitro, também se ouviam troca de palavras entre as duas claques quando a tensão se encontrava mais alta, e na maioria eram palavras impróprias.
Numa das claques, o líder encontrava-se sem camisola e era ele que dava indicações aos restantes, além disso possuía uma enorme bandeira e as claques competiam entre si para ver qual delas cantava mais alto os cânticos de apoio à equipa.
Quando ocorriam faltas e o árbitro tomava uma decisão,