Referêncial Curricular Nacional para a Educação Infantil Formação Social e Pessoal
Está comprovado que somos seres que se desenvolvem a partir da socialização com os demais indivíduos, e é nessa interação que desenvolvemos nossas capacidades, tanto motora, física e intelectual. É nesse momento que a instituição de educação infantil tem seu papel e função central, a de auxilir cada educando a perceber-se como pessoa, como membro da sociedade onde está inserido.
O Referêncial Curricular Nacional para a Educação Infantil, aborda temas essênciais para o desenvolvimento global das crianças, traz em sua concepção a importância da construção da autonomia e identidade, a qual diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso de recursos pessoais para fazer as diferentes situações da vida, aborda temas com relação a diferença entre as pessoas, nome pessoal, características físicas, modo de agir e pensar, história pessoal, etc. Temas estes que se fazem norteadores para se trabalhar com as crianças nas diferentes faixas etárias da educação infantil.
Para iniciar o processo de “educação”, se faz necessário muitos pequenos progressos, como o fato de a criança se perceber longe do aconchego de casa e do carinho da mãe, para isso o RCNEI traz os temas para ser trabalhado como: processos de fusão e diferenciação; construção de vínculos expressão de sexualidade e aprendizagem. Pois a partir do momento que a criança ingressa na instituição escolar ela irá criar novos vínculos com pessoas que até então são estranhas a ela, e que serão essas pessoas responsáveis por grandes aprendizagens da vida de cada criança.
O RCNEI, traz que a intituição deve criar um ambiente de acolhimento, que dê segurança e confiança às crianças, pois é nesse espaço que muitas das habilidades das crianças seram desenvolvidas, como: