REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO PASSADO PARA O FUTURO
DO PASSADO PARA O FUTURO
JOSE RONALDO PAIVA DOS SANTOS
RESUMO
A educação sofre mudanças constantes, e no viés dessas mudanças surge uma nova proposta para a Educação Infantil, este artigo objetiva refletir a importância dos conteúdos contidos no Referencias Curriculares Nacional Para A Educação Infantil sua organização, bem como suas orientações metodológicas, observando que o mesmo, ainda se apresenta como um valioso instrumento norteador para professores desse segmento educacional, sob a ótica da valorização deste importante objeto de estudo e consulta que deveria fazer parte do cotidiano das instituições de ensino que atendem a Educação Infantil, em seguida far-se-á as considerações finais.
PALAVRAS-CHAVE: Referencial, Educação Infantil, Professor, Educar, Componentes Curriculares.
1. INTRODUÇÃO.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para este segmento.
O Referencial acabou sendo um marco, em termos de reforçar a importância da Educação Infantil. Faz-se necessário ressaltar que todas as idéias e propostas contidas no Referencial são tão-somente sugestões (grifo nosso). Não há obrigação de segui-las. O Referencial foi organizado em três volumes, que complementam-se para melhor atender aos anseios da carência neste segmento, levando quem o consulta a uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil.
2. PRIMEIRAS INFORMAÇÕES.
A experiência curricular não resulta apenas do que temos considerado tradicionalmente como conhecimento: o domínio de informações e o desenvolvimento do raciocínio. A criança desenvolve modos de pensar, mas também diferentes modos de sentir, de se expressar, de agir com criatividade, de se movimentar. Na Educação Infantil, tudo isso é conhecimento escolar. Tudo faz parte da experiência curricular.
Na parte que trata sobre “Algumas considerações sobre creches e