Matemática na educação infantil
Silvana Peters do Rosário Professora Tutora Externa: Cristiane Viana Paim Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Curso de Pedagogia (PED0101) – Práticas Educativas: Módulo IV 12/04/2012
RESUMO
Este paper procura apresentar as necessidades da criança de educação Infantil na questão da educação matemática, nos diferentes tempos e espaços, com foco na formação dos conceitos lógico-matemáticos. O foco desse estudo é o desenvolvimento da matemática, utilizando os Blocos Lógicos. Os blocos lógicos, foram criados na década de 50 pelo húngaro Zoltan Paul Dienes, permitindo associar dinâmica, lógica e raciocínio abstrato.É um recurso de grande aplicabilidade, pois permite que a criança desenvolva as primeiras noções de operações lógicas e suas relações com correspondência e classificação, imprescindíveis na formação de conceitos matemáticos
Palavra-chave: Matemática, Educação Infantil, Blocos Lógicos.
1 INTRODUÇÃO
Historicamente, a Educação Infantil foi uma etapa da educação voltada apenas para o atendimento das crianças e para assistencialismo. Somente a partir do século XVIII, começou-se a entender as necessidades da criança, a pensar sobre elas e traçar uma forma de educá-las a partir dessas necessidades.
No Brasil, somente a partir da década de 90, do século passado, foi que a educação infantil, como um todo inclusive na questão de políticas públicas, deixou de ser apenas assistencialista e passou a preocupar-se também com o educar.
Na nova LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – implantada em 20/12/1996, a Educação Infantil passou a ser a primeira etapa da educação básica tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físicos, psíquicos, intelectuais e sociais, contemplando a ação da família e da comunidade.
Em decorrência desta, vale ressaltar a