a matemática na educação infantil
Marcos José de Oliveira
Aparecido Parente
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura de Matemática (MAD 0175)
18/11/2013
RESUMO
Neste será descrito sobre a função e importância das praticas educativas de matemática no cotidiano escolar na educação infantil. A LDB da Educação Nacional, nº 9394/96 estabelece a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica, dando visibilidade ao trabalho pedagógico com a criança de 0 a 6 anos, que adquire assim um reconhecimento que se expressa pela função legal amplamente divulgada, qual seja: atender às especificidades do desenvolvimento das crianças dessa faixa etária e contribuir para a construção e o exercício de sua cidadania.
Palavras-chave: Práticas; Educação; Matemática.
1. INTRODUÇÃO
Esta pesquisa pretende falar sobre a importância das praticas educativas de matemática na educação infantil, sabe-se que ainda nos tempos atuais muitos educadores não compreendem de fato como as praticas educativas através de lúdicos e de forma descontraída podem afetar positivamente no desenvolvimento de seu aluno.
O professor deve amar o seu aluno, isto o estimulará a ensinar, e a criança a aprender, pois o amor do professor pela criança e pela disciplina é um livro vivo. O professor deve buscar a sabedoria, o conhecimento e o saber, mas ter sempre em mente que o saber ensoberbece, mas o amor edifica.
Faz-se necessário ter claro, que ser professor é também o ser que está em constante aprendizado, e só ocorre esta constatação quando existe a reflexão diante da prática que avaliam as necessidade e potencialidades das crianças, e também a construção de uma prática docente mediadora, adequada às necessidades teóricas e práticas da educação infantil.
Um dos grandes desafios da educação é proporcionar uma educação de qualidade para as crianças da educação infantil atendendo todas as necessidades das crianças e garantindo