A importancia dos referenciais
Monica Lopes Ribeiro¹
RESUMO
O estudo proposto refere-se à análise dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI/98), no qual explica sobre a legislação brasileira abordando a Educação Infantil no atendimento às crianças de zero a cinco anos em creches e pré-escolas.
Tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as políticas públicas introduzidas para a Educação Infantil alertando para as mudanças sucedidas no decorrer dos anos.
Conclui-se que as políticas implantadas são necessárias, para que haja uma prática reflexiva sobre esse nível de ensino na atualidade.
1. INTRODUÇÃO Esse estudo analisa as transformações ocorridas no contexto educacional da sociedade brasileira, enfatizando a importância dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, no qual se encontra diretrizes norteadoras sobre a prática pedagógica do professor da Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas brasileiras. Entende-se que os RCNEI/98, como uma política pública são destinados a educar e cuidar das crianças na sua formação, sendo um dos maiores desafios nas instituições de Educação Infantil. De acordo com Carvalho (2007), “é necessário uma divulgação pelo MEC, do RCNEI/98”, pois apesar do avanço deste, gerou várias controvérsias quanto a sua aplicação. Nesse sentido, observa-se que os poderes públicos poderiam promover a educação, colocando-a a disposição de todos. Já que, geralmente a população tem uma informação fragmentada sobre a Educação.
Nesse contexto, revela-se a necessidade de discutir o RCNEI/98 e as mudanças ocorridas em relação ao ensino da Educação Infantil, a fim de orientar sobre os aspectos mais importantes para um atendimento de qualidade na educação Infantil.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___________________________________________________________
¹ Discente do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de