Concretos especiais
MARINA RÖSE
Tecnologia de Concreto
Concreto reforçado com Fibras Concreto Pesado para Blindagem de Radiação
Trabalho de Tecnologia de Concreto – Apresentado ao curso de MBA Gerenciamento e Execução de Obras, Faculdade Assis Gurgacz de Cascavel, PR.
Profº.: Marcelle V Su de Oliveira
CASCAVEL
2012
Concreto Reforçado com Fibras
O concreto reforçado com fibras é a união de um concreto convencional (cimento, areia, brita) com adição de fibras. Este concreto tem uma vasta aplicação na construção civil como, Concretos Projetados, Pisos Industriais, Piscinas, Reservatórios, Pontes, Canais, Pavimentos Rígidos, bem como aplicações consagradas como as telhas de fibrocimento, painéis de vedação vertical e placas de plásticos reforçados com fibras de vidro.
As fibras utilizadas para a confecção desses concretos podem ser sintéticas e orgânicas (polipropileno ou carbono), sintéticas e inorgânicas (aço ou vidro), naturais e orgânicas (celulose) ou naturais e inorgânicas (asbesto ou amianto). Podem ser também de aço (classificadas como fibras de alto módulo) ao concreto inibe e dificulta a propagação das fissuras, devido ao seu alto módulo de deformação, resultando em uma grande capacidade de redistribuição de esforços e controle de fissuração do concreto, mesmo em dosagens baixas. A fibra serve como ponte de transferência de tensões pelas fissuras, minimizando a concentração de tensões nas extremidades das mesmas, diminuindo a propagação dessas fissuras geradas pela retração plástica do concreto, o mesmo passa a ser pseudo-dúctil, ou seja, apresenta certa capacidade portante pós-fissuração. Além da minimização das fissuras, as fibras de destacam por apresentarem concretos menos permeáveis, com maior resistência à tração e a compressão.
A adição de fibras ao concreto não altera o Módulo de Ruptura, porém há mudanças nas características quanto à deformação após a primeira fissura. Estudos definem que a fibra aplicada