trabalho RCNi
A estrutura do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil relaciona objetivos gerais e específicos, conteúdos e orientações didáticas numa perspectiva de operacionalização do processo educativo. Estabelece objetivos gerais para a educação infantil, como conteúdos que possibilitam concretizar as intenções educativas e o tratamento didático. Essa estrutura se apoia em uma organização por idades: crianças de zero a três anos e crianças de quatro a seis anos.
E se concretiza em dois âmbitos de experiências:
Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo
E são constituídos pelos seguintes eixos de trabalho:
Identidade e autonomia, Movimento, Artes visuais, Música,
Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, e Matemática.
Cada documento de eixo se organiza em torno de uma estrutura comum, na qual estão explicitadas: as ideias e práticas correntes relacionadas ao eixo e à criança e aos seguintes componentes curriculares:
Objetivos; conteúdos e orientações didáticas;
Orientações gerais para o professor e bibliografia.
ORGANIZAÇÃO POR IDADE
A LDB define algumas diretrizes para a escolaridade das crianças e o Referencial Nacional para a Educação Infantil também segue alguns parâmetros de divisão por faixa etária, mas com algumas diferenças.
Segue-se esse parâmetro por saber que as crianças desenvolvem aspectos emocionais, físicos, cognitivos e sociais referentes a determinadas faixas etárias, embora algumas sejam exclusivas de cada idade.
ORGANIZAÇÃO EM ÂMBITOS E EIXOS
Considerando as particularidades de cada faixa etária, compreendida entre zero e seis anos criou-se categorias curriculares para organizar os conteúdos a serem trabalhados nas instituições de educação infantil.
Isso envolve elaboração de conhecimentos e de diferentes linguagens, a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento da autonomia das crianças.
O Referencial Curricular