Democracia
Anthony Giddens. O mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós
• Giddens explica que a democracia é “Um sistema que envolve competição efetiva entre partidos políticos por cargos de poder. Numa democracia realizam-se eleições regulares e limpas, de que todos os membros da população podem participar.
Esses direitos (...) são acompanhados de liberdade civil. (...) A democracia não é uma questão de tudo ou nada. Pode haver diferentes formas, bem como diferentes níveis de democratização.”
• Atualmente todos os países são movidos á base da democracia, mesmo que um país não se intitule democrático como algumas poucas monarquias semifeudais, ainda assim tem algumas características democráticas.
• A democracia de fato só se estabeleceu realmente após a Segunda Guerra Mundial quando as diferenças ficaram nítidas entre o que era democracia e o que não era. Foi ela quem inspirou movimentos revolucionários antes desta época, foi por ela que os ‘inferiores’ lutaram em seus movimentos, é pela democracia que se morreu e que talvez se morrerá, mas não em nome de uma democracia utópica.
• Muitos países ainda estão em uma transição pela democratização. A democracia de fato é o melhor sistema comparado á todos os outros que falharam ou não obtiveram um bom desempenho diante da globalização da democracia. Porém a democracia não é as mil maravilhas, muitos estão ficando desiludidos com este modelo de poder o que talvez possa acarretar em um novo modelo.
• Antes se brigava sanguinariamente em prol dos objetivos.
Hoje graças á maior disseminação das informações, um escândalo publico soa muito mais alarmante, principalmente se seguido da disseminação das informações que favorecem os objetivos a serem buscados. Assim a globalização ajuda nesta disseminação mundo afora, o que faz com que medidas sejam tomadas sem a necessidade de se haver um processo realmente violento, paulatino e trabalhoso. Muitos problemas estão passíveis de correção apenas pelo