A Construção Social da Realidade
CCJE – Departamento de Administração.
Curso: Administração (Matutino).
Disciplina: Sociologia Geral – CS000176.
Professora: Rachel Franzan Fukuda.
Aluno: Gabriel Bersot Ferreira.
Identificação da Obra: A Construção Social da Realidade – Editora Vozes.
Autor: Peter L. Berger e Thomas Luckmann.
Os Fundamentos do Conhecimento na Vida Cotidiana
A REALIDADE OA VIDA COTIDIANA
Página 35, capítulo 2:
“A vida cotidiana apresenta-se como uma realidade interpretada pelos homens e subjetivamente dotada de sentido para eles na medida em que forma um mundo coerente. Como sociólogos, tomamos esta realidade por objeto de nossas análises”.
O cotidiano faz com que não paremos para pensar, sobre o sentido que estamos a levar nossas vidas. Temos em nossa jornada o levantar o nossos afazeres e o dormir, porém na sociologia, busca-se pensar se oque estamos vivendo, realmente é a realidade, ou só estamos subjetivamente dotados de sentido.
Página 38, capítulo 7:
“Entre as múltiplas realidades há uma que se apresenta como sendo a realidade por excelência. E a realidade da vida cotidiana. Sua posição privilegiada autoriza a dar-lhe a designação de realidade predominante.”
Como no filme 1984, as pessoas estão com a mente fechada a uma realidade no qual ela está habituada a exercer, mas quando a sua mente se abre a descobrir o novo, descobre o quão bom e prazeroso é descobrir novos sabores, novas cores, outros lugares, e isso incomoda o sistema, pois pessoas com a mente aberta, sempre esta a buscar a sabedoria, não aceitando assim as regras do sistema. E assim são manipuladas a voltar pensar pequeno, ao seu cotidiano se resumir ao simples fato de dormir e acordar.
A INTERAÇÁO SOCIAL NA VIDA COTIDIANA
Página 47, capítulo 20,21:
“A mais importante experiência dos outros ocorre na situação de estar face à face com o outro, que é o caso protótipo da interação social. Todos, os demais casos derivam deste.
Na situação face