A construção social da realidade
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
ALEXANDRE MORAIS PEREIRA
BEATRIZ ANDRÉ ALVES
FELIPE FRANCO VILAS BOAS
LARISSA DIAS COSTA FLAUSINO
WALLISSON EDUARDO DE CARVALHO
Análise do livro “A construção social da realidade”, dos autores Peter L. Berger e
Thomas Luckmann, relacionando-os aos textos: “A teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista”, de Theodor W. Adorno; “Indivíduo” e “Grupo”, de Theodor W.
Adorno e Max Horkheimer.
São João Del Rei
2014
ALEXANDRE MORAIS PEREIRA
BEATRIZ ANDRÉ ALVES
FELIPE FRANCO VILAS BOAS
LARISSA DIAS COSTA FLAUSINO
WALLISSON EDUARDO DE CARVALHO
Análise do livro “A construção social da realidade”, dos autores Peter L. Berger e Thomas Luckmann, relacionando-os aos textos: “A teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista”, de Theodor W. Adorno; “Indivíduo” e “Grupo”, de Theodor W.
Adorno e Max Horkheimer.
Trabalho apresentado à professora Kety
Valéria Simões Franciscatti, na disciplina de
Psicologia Social I, como parte das avaliações do
2º semestre letivo do ano de 2013.
São João Del Rei
2014
O presente trabalho faz um paralelo entre os textos “Indivíduo” e “Grupo”, retirados do livro “Temas básicos da sociologia” de Adorno e Horkheimer, e o livro
“Construção social da realidade” de Peter Berger e Thomas Luckmann, que têm em comum a discussão interdisciplinar em torno da relação entre o indivíduo e a sociedade.
O livro de Adorno e Horkheimer, publicado no ano de 1973, aborda as características específicas e a interdependência dos conceitos de indivíduo e grupo, eles possuem uma relação intrínseca onde um não existe sem o outro, tanto o indivíduo só existe em contato com o grupo quanto o grupo só existe na presença de vários indivíduos.
A palavra indivíduo inicialmente se aplica para tudo aquilo que é indivisível, único e sua própria existência se basta, mas tal conceito não se aplica para a perspectiva sociológica, pois o ser humano só adquire a