A aprendizagem de línguas estrangeiras conferindo identidades a um sujeito
Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação: Português e Espanhol
Rosanna Cinthya dos Santos Oliveira
A aprendizagem de línguas estrangeiras conferindo identidades a um sujeito
Juliana Harumi Chinatti
Atividade apresentada à Profa. Dra. Jauranice Rodrigues Calvalcanti, como parte dos requisitos para a conclusão da disciplina Linguístiva VI.
Uberaba - Julho de 2013
Em seu trabalho intitulado A aprendizagem de línguas estrangeiras conferindo identidades a um sujeito, Chinatti visa abordar as relações existentes entre identidades, crenças e ensino-aprendizagem de língua estrangeira. De maneira didática, a autora expõe os resultados de seu trabalho que mostram como o sujeito de pesquisa esforça-se em construir sua identidade social vinculada à língua inglesa, apesar da falta de credibilidade do ensino de línguas na escola pública regular.
A autora menciona que o foco de sua análise está na tentativa de perceber como uma estudante de ensino médio compreende a aprendizagem de língua espanhola (LE) e de língua inglesa (LI) considerando o contexto e o processo de ensino-aprendizagem no desafio de adquirir novas formas linguísticas de comunicação, de relação e inserção no mundo, uma vez que esse complexo processo implica em transformações e conflitos de ordem subjetiva. Assim, no decorrer desse trabalho, a autora apresentará o posicionamento dessa aluna perante os direitos e responsabilidades dentro desse processo de ensinar-aprender línguas, de maneiras distintas com relação à LI e à LE, e buscará compreender também como e por que valores diversos estão em jogo no momento da aprendizagem.
Em sua investigação, a autora partirá do pressuposto de que crenças e identidades (constituídas por meio da interação social, possíveis pela e na linguagem) podem ser usadas para se entender melhor o processo de ensinar e aprender línguas no contexto da educação pública. Menciona também que