Processamento e materiais metálicos
Os materiais metálicos são os materiais mais utilizados hoje em dia. Esse tipo de material pode ser processado e obtido através de diferentes maneiras, tais como a fundição, extrusão, laminação entre outros. Neste trabalho, trabalhamos com um processo específico de fundição, o método de fundição por areia verde.
O processo em areia verde consiste em preparar areia sintética, com base em argilas, onde são usadas bentonites sódica e cálcica, aditivos (pó de carvão, dextrina, pó de madeira). Esses materiais são colocados e misturados com areia, que compõe a base da mistura, e posteriormente em água, que atua quimicamente no processo de hidratação da argila. A análise da areia mostra-se importante,pois existem parâmetros que influenciarão de maneira crucial na fundição. testes como compatibilidade, umidade, permeabilidade, resistência a compressão, granulometria são feitos antes da areia descarregada ser utilizada. No laboratório da FATEC, testamos alguns destes parâmetros antes da partir para o processo de fundição.
Granulometria – Este ensaio se relaciona ao acabamento exigido, sua distribuição se correlaciona com a permeabilidade e fluidez. Nem sempre deve-se tomar uma decisão em usar uma areia com modulo maior (areia fina) para obter peças de melhor acabamento, deve-se levar em consideração outras variáveis, como: dimensões da peça desejada, umidade da areia, espécie a ser fundida, temperatura de vazamento, e principalmente pelo processo de montagem. A figura 1 ilustra o dispositivo que foi utilizado para a granulometria da areia, composto por uma série de peneiras.
A granulometria também abre discussão para a permeabilidade, que esta associada também a umidade, sendo o principal fator dos defeitos de gases gerados na peça.
Compactabilidade – Atualmente é o controle mais importante na areia de moldagem, é um parâmetro relacionado ao teor de